Nova tecnologia promete melhorar desempenho de atletas

 

Diversos esportes de alto nível são decididos em questão de centésimos ou centímetros. Momentos como vimos na olimpíada do Rio de Janeiro são fruto de uma preparação intensa de atletas que tem nesses eventos a hora da verdade na busca pela glória. Muito antes disso há uma intensa preparação que requer disciplina, método e conta com a ciência do esporte como aliada para melhorar o desempenho dos atletas.

Uma empresa americana chamada Halo Neuroscience desenvolveu um produto que promete melhorar a performance de atletas de alto nível através da estimulação neural. O produto é chamado de Halo Sport e aparenta ser um fone de ouvido comum mas com sessões de apenas 20 minutos aumenta a capacidade de aprendizado do cérebro para novos movimentos e e habilidades.

1*IPL64GRvtHNVvvdYpQ_jew

Os fundadores são empreendedores experientes que desenvolveram anteriormente um neuro-estimulador voltado para pacientes com epilepsia mas que viram uma oportunidade em democratizar a neuro-tecnologia para outras aplicações sem a necessidade de implantes. Conversei com um dos fundadores, Brett Wingeier, um engenheiro biomédico que explicou o funcionamento da tecnologia.

Basicamente o Halo Sport estimula o córtex motor (responsável por controlar os movimentos) através ondas magnéticas, criando um estado de hiper plasticidade temporário. Nesse estado o cérebro do atleta consegue aprender movimentos repetitivos de forma mais acelerada. Segundo os estudos realizados pela Halo com atletas de alto nível, os resultados são da ordem de 10% na melhora do desempenho. Além disso, há vasta literatura científica que sustenta a influencia da neuro-estimulação no desempenho do cérebro para novas atividades.

Diferentemente do implante voltado para pacientes de epilepsia, o Halo Sport não necessitou de aprovação nos órgãos reguladores americanos, uma vez que visam o mercado de pessoas saudáveis sem riscos aqueles que utilizam. Segundo Brett, em poucas semanas após o início da utilização do produto já há melhora nos treinamentos dos atletas.

Apesar de não revelar os nomes dos atletas, Brett comenta que diversos atletas já utilizam a tecnologia em sua preparação para as olimpíadas, tanto de inverno quanto de verão. Ele citou o trabalho em parceria com o time olímpico americano de ski, no qual os atletas tiveram melhoras de 13% na capacidade propulsão e 11% no desempenho dos saltos. Outro experimento foi feito com a academia de preparação de atletas de alto nível do ex-campeão olímpico Michael Johnson. Os atletas que utilizaram a tecnologia tiveram incremento de 12% no desempenho contra apenas 3% do grupo de controle. Tudo isso em apenas 2 semanas. Diversos outros atletas profissionais das ligas NFL, NBA e MLB também estão começando a utilizar o produto.

Recentemente as forças armadas americanas se interessaram pela tecnologia. Soldados das tropas de elite são, também, atletas de alto desempenho. O mercado potencial do produto é enorme na visão de Brett. A estratégia adotada está focando inicialmente em atletas e soldados das forças especiais visando até mesmo aprimorar o produto. Na sequencia o produto poderá atender qualquer pessoa que visa melhorar seu desempenho e não só atletas profissionais. A inovação já vem atraindo muita atenção de atletas de esportes que requer grande esforço como o cross fit e outras modalidades.

As possibilidades não param por ai. O Halo Sports é para atletas porém no futuro a tecnologia poderá ser aplicada em produtos para aumentar o aprendizado, melhorar a atenção, aliviar dores, etc… O produto já teve duas ondas de pré-venda, todas elas esgotadas rapidamente. O preço de venda é na casa de US$ 679,00 e estará disponível novamente no final da primavera.

Felipe Ost Scherer

Texto originalmente publicado no Blog Inovação na Prática da Revista Exame.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s