Inovação não é apenas desenvolver novos produtos

A Apple lançou nessa semana um novo conjunto de produtos e serviços. Algumas melhorias e poucas inovações. Tem sido assim nos últimos anos, baseados na trilogia de blockbusters Ipod-Iphone-Ipad. Há inovações radicais que transformam mercados, criam novas categorias e mudam a base de competição de indústrias existentes, como esses 3 casos, e há inovações incrementais com menor grau de novidade e menor impacto nos resultados (tela retina, melhor camêra, siri).

01

Divulgação

Mas não se engane, a inovação não vem apenas em forma de produtos. O radar da inovação apresenta 12 dimensões de seu modelo de negócio que você pode inovar.

02

Fonte: Sahwney et al (2006)

Temos utilizado o Radar da Inovação para: a) identificar o perfil de inovação atual de empresas; b) comparar com o perfil setorial e dos concorrentes; e c) desenhar uma estratégia futura explicitando onde a empresa quer inovar. Abaixo você encontra as definições de cada dimensão e exemplos nacionais e internacionais de inovadores.

Tipo Definição Exemplos Innoscience
Oferta  Desenvolvimento de novos produtos ou serviços Plástico Verde BraskemViagra
Plataforma  Utilizar a mesma plataforma tecnológica ou componentes para criar novos produtos. Utiliza a modulariedade como estratégia Net Combo
Soluções  Através da combinação de produtos, serviços e informação, cria-se soluções integradas para atender as necessidades dos público Gerdau Corte e DobraXP Investimentos
Clientes  Identificar públicos ou segmentos não atendidos  Tecnisa – prédios para pessoas de terceira idadeCirque du Soleil – circo para adultos
Experiência do Consumidor Repensar a interação da empresa com os públicos. Criar novas experiências e sensações ao público HSM – cursos de gestãoStartbucks – cafés
Captura de Valor  Redefinir como a empresa é remunerada por seus produtos e serviços Google – link patrocinadoPagSeguro Moderninha – venda x aluguel
Processos  Redesenho dos processos para aumentar eficiência Dell ComputersHospital Sírio Libanês
Organização  Mudanças na estrutura de funcionamento da empresa. Pode envolver a alteração do escopo de atuação ou da forma como ela está organizada. Banco SicrediPromon EngenhariaZappos – halocracia
Cadeia de Fornecimento Pensar diferente sobre fornecimento, movimentação e entrega dos produtos ou serviços EmbraerNatura – relacionamento com comunidades
Presença Criar novos canais de distribuição ou locais em que os produtos ou serviços podem ser oferecidos Nike TownChili Beans – quiosques e vending machines de óculos
Relacionamentos Criar uma nova ligação entre a empresa e seus clientes de forma a criar maiores benefícios ou aumentar a eficiência no atendimento Itaú – serviços web e mobileOtis – sistema de monitoramento remoto de elevadores
Marca  Utilizar a marca como alavanca para novas oportunidades em outros setores. Coca-Cola – roupasRed Bull – diversas categorias

Fonte: Innoscience, adaptado de Sahwney et al (2006)

Percebemos que essa visão ampliada de inovação aproxima o tema de profissionais de áreas que anteriormente eram excluídas do processo de inovação. A inovação pode vir do financeiro com uma nova forma de cobrar, ou em forma de uma nova experiência do consumidor desenvolvida pelo pessoal do marketing. Pode ainda ocorrer em uma nova configuração da cadeia de fornecimento proposta pela área de logística e supply chain.

A Apple não é a única referência em inovação mas, nesse momento, consolida-se como a empresa mais inovadora do mundo. Seu perfil combina inovações na oferta, na presença como as lojas conceito que mudaram o canal de venda de computadores e a loja online Itunes que redefiniu a forma de comprar músicas, vídeos e games. Ou ainda a AppStore que vende as aplicações (softwares) que turbinam os aparelhos. A capacidade de capturar valor das inovações (gerar e ficar com dinheiro) está ligada a dificuldade de imitação das mesmas. E isso não ocorre apenas desenvolvendo novos produtos.

Pense no seu negócio. Nossa vivência de consultoria mostra que muitas das inovações que tem transformado setores importantes como educação, saúde, comunicação, varejo não são inovações de produto. Desafiamos você a utilizar o radar da inovação e fazer a classificação de projetos de sua empresa e setor. Estaremos esperando esses casos para discutir com nossa comunidade de inovação.

 

Maximiliano Selistre Carlomagno

Artigo originalmente publicado no Mundo dos Negócios

Anúncios

Um comentário sobre “Inovação não é apenas desenvolver novos produtos

  1. Muito interessantes a visão holistica sobre a inovação. Apesar de ser comum nos setores tecnológicos, a inovação pode surgir em diversas outras áreas, como uma nova forma de atender um cliente, ou estabelecer novos processos de produção em uma indústria por exemplo.

    Ótimo artigo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s