Inovação é um movimento

lounge-empreendedor-tentativa-e-erro (3)

Geralmente atrelamos inovação ao desenvolvimento de novos produtos ou serviços ao consumidor, pois é a forma como visualizamos os resultados ou parte deles. Porém a inovação vai muito além dos produtos e serviços. A inovação é um movimento que deve envolver a organização como um todo, sendo gerido através do uso de ferramentas e processos adequados para que sejam gerados diferenciais competitivos e, consequentemente, melhores resultados.

INSISTÊNCIA PELO PADRÃO

Apesar de serem conhecidos os diferenciais e resultados obtidos por empresas inovadoras, de forma geral, é priorizada a manutenção dos padrões de trabalho e comportamento pelos integrantes das empresas tradicionais. Não arriscar, normalmente, parece ser mais fácil.

ENGAJAMENTO

Os processos inovativos envolvem, sem dúvida, riscos, mas estes deverão ser analisados e minimizados através de uma estratégia clara para seleção de projetos. Considerando as 12 dimensões da inovação apresentadas no RADAR para melhor aproveitamento do potencial na empresa, deve ser estabelecida política clara e incentivos, envolvendo todos, difundindo e potencializando a cultura da inovação

MATRIZ DE INCENTIVOS A INOVAÇÃO

Como ferramenta para os processos inovativos nas empresas, a matriz de incentivos a inovação, desenvolvida pela Innoscience, auxilia na configuração da política de estímulo e está baseada na configuração das variáveis tipo de incentivo e foco do incentivo. A partir da interrelação de intensidade entre as duas variáveis é determinada a melhor forma de incentivo: Participação no Resultado, Pagamento por Ideia, Reconhecimento Criativo ou Execução Reconhecida.

matriz incentivo inno

REFLEXÕES

Antes de decidir por um modelo ou outro a empresa deve responder algumas perguntas: Qual o público envolvido? Qual estágio do processo de inovação da empresa? Qual a dificuldade em inovar? Quais as ferramentas já existem para avaliação do desempenho? Respondidas estas perguntas de forma correta e utilizando-se de ferramentas e metodologia, a implantação de uma política de incentivos será decisiva para o sucesso e engajamento de todos.

Uma organização que pretende se diferenciar e obter resultados acima da média, necessita do movimento e comprometimento de todos, sem exceção, com a busca constante da inovação.

Gustavo Greve e Jéferson Rasche são sócios-fundadores da ADMi9, empresa especializada em gestão da inovação. Para mais informações acesse: www.admi9.com.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s