por-que-empresas-devem-inovar

Por que as empresas devem inovar?

Muitas pessoas falam a respeito de inovação. Mas o que realmente é inovação? Por que as empresas devem inovar? O que torna uma empresa inovadora?

Primeiramente devemos entender o que é inovação. Inovação vai muito além de criar um novo produto, ou ter uma ideia que vá mudar o negócio de sua empresa. Inovação pode ser a criação de um novo produto ou serviço, mas também pode ser a criação de novos modelos de negócios, entrar em novos mercados, novas formas de gestão, desenvolvimento de marca, criação de canais de distribuição, criação de plataformas tecnológicas, etc.

Inovação é transformar novas ideias (produto, processo, cliente, canal de distribuição, etc) em resultados. Além disso, a inovação deve estar alinhada com a estratégia da empresa, precisa ser induzida por ferramentas e metodologias específicas e ser um processo continuado e gerenciado.

O que diferencia a inovação de apenas uma ideia criativa ou algo novo é o resultado atingido pela organização que a implementa. A inovação deve, obrigatoriamente, estar atrelada a resultados. Para uma ideia criativa ou algo novo serem considerados inovações, devem trazer resultados positivos para a empresa. Caso esta ideia criativa ou este algo novo não tragam os resultados que a empresa espera alcançar, não poderão ser considerados inovações, mas sim melhorias, adequações ou, como no caso à seguir, invenções.

Podemos citar como exemplo de invenção, o MSN Smart Watch, criado pela Microsoft em 2004. O MSN Smart Watch tinha excelentes funcionalidades. Dentre elas, o usuário poderia verificar seus e-mails, agendar compromissos, consultar a situação do transito, etc. Contudo, ele também era pesado, não funcionava adequadamente, não se conectava a internet para obter as informações que suas funcionalidades disponibilizavam, e para funcionar era necessário estar conectado a MSN Network (uma ideia da Microsoft para construir sua própria internet), no qual o usuário precisava pagar US$ 59,00 anualmente para ter acesso. Ou seja, o MSN Smart Watch tinha várias deficiências que desencorajavam o usuário a comprá-lo. O exemplo do MSN Smart Watch é um exemplo clássico do que não é inovação, pois não trouxe o resultado e a vantagem competitiva que a Microsoft esperava alcançar.

msn

Um case de inovação é a Airbnb. A Airbnb é um mercado comunitário para pessoas anunciarem e reservarem acomodações ao redor do mundo, e foi fundada em 2008, quando dois designers decidiram hospedar três viajantes que estavam em busca de hospedagem a baixo custo. Tendo em vista a dificuldade que os hóspedes no mundo inteiro possuem em encontrar hospedam a um baixo custo, estes dois designers decidiram expandir o negócio. Atualmente, a Airbnb está presente em 190 países e mais de 34.000 cidades, sem possuir um único hotel. Milhares de pessoas no mundo inteiro viajam e procuram uma hospedagem através do site Airbnb. Este é um case de inovação, pois trouxe um diferencial ao mercado, além de ser um novo modelo de negócios que, até então não era explorado.

Atualmente, os mercados estão cada vez mais competitivos em decorrência do aumento da concorrência, dos altos níveis de incerteza em relação ao futuro, do aumento da produtividade e da maior exigência do cliente. Para se diferenciarem no mercado, as empresas precisam buscar a inovação, seja através da oferta de um novo produto ou de uma nova experiência proporcionada ao consumidor.

A inovação, se induzida por ferramentas e metodologias, pode diminuir as incertezas e tornar as empresas diferenciadas e mais competitivas em seus mercados de atuação, além de garantir níveis mais elevados em relação à satisfação de seus clientes, colaboradores e fornecedores.

Robertson Pereira é sócio da Creative Consulting – Innoscience Partner

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s