Não encontro ideias inovadoras! O que fazer?

Participei recentemente de um painel de avaliação de ideias de potencial inovador . Era o final de um programa de intraempreendedorismo no qual equipes de funcionários da empresa haviam sido estimulados a propor ideias em uma plataforma online para um desafio estratégico da empresa. Depois de rounds de priorização chegamos aos 5 vencedores. O Innovation day foi dedicado ao pitch dessas ideias por partes das equipes. O Presidente e três Vice Presidentes estavam lá para avaliar as ideias.

Ao final das apresentações o grupo de avaliadores se reuniu em separado para discutir sobre as 5 ideias. Depois de escolher as melhores ideias houve espaço, enquanto saboreávamos um ótimo café, para discutir a qualidade e o potencial das ideias. Fiquei tão impressionado com o equívoco de visão que tomou conta do grupo que resolvi escrever esse post para compartilhar com vocês alguns perigos e ensinamentos.

1) As ideias não estavam maduras: na avaliação da alta gestão as ideias não estavam prontas. Careciam de desenvolvimento e aprofundamento. Não continham projeções financeiras assertivas sobre o retorno do investimento.

2) As ideias não pareciam inovadoras: comparando com Facebook, iPhone, WhatsApp e outras ideias inovadoras, aquelas que foram apresentadas não eram tão disruptivas.

3) As ideias já haviam sido anteriormente discutidas na empresa: chamou a atenção o fato de que algumas daquelas ideias já tinham sido debatidas na empresa, duas delas alguns anos atrás.

Essas três análises criaram uma sensação de que o processo poderia não ter sido eficaz ou mesmo que os resultados haviam ficado abaixo da expectativa. É interessante compartilhar essa experiência para você que está envolvido em um projeto similar e já teve esse sentimento. Cuidado! É preciso fazer uma leitura mais apurada sobre as questões antes de avaliar inadequadamente os resultados.

1) As ideias não nascem prontas: nenhuma ideia na sua primeira versão está absolutamente formatada. O processo de ideação gera fragmentos de ideias e pontos de partida e não linhas de chegada com garantia de retorno. O Viagra, um dos maiores blockbusters da indústria farmacêutica nos últimos anos, mudou drasticamente sua versão original focada em hipertensão pulmonar para disfunção erétil.

2) As ideias não nascem inovadoras: inovar é transformar novas ideias em resultado. Por essa definição fica evidente que a ideia não tem como ser inovadora nas suas fases iniciais. O desafio é sempre transforma-las em inovações. A ideia original da FEDEX de serviço de envio de encomendas expressas e cargas internacionais foi apresentada pelo fundador Fred Smith em sala de aula e ganhou nota C do professor.

3) Ideias já discutidas reforçam a importância das mesmas: quando ideias se repetem em diferentes fóruns dentro da empresa há uma ótima mensagem e não um problema. Essas ideias precisam ser desenvolvidas e testadas. Vivenciamos isso assessorando uma cooperativa de crédito. Em todo brainstorming, campanha de ideias e workshops que a cooperativa realizava havia uma ideia que se repetia. Isso deu força para que a empresa rodasse um piloto para confirmar ou negar a atratividade da ideia.

Programas de inovação, workshops, innovation days e iniciativas de inovação aberta são ótimas ferramentas. No entanto, esperar que entreguem soluções prontas, disruptivas e diferente daquilo que já foi pensado é adotar a mentalidade equivocada para avaliação de tais ideias.

O objetivo de tais programas é gerar ideias que possam ser pontos de partida atrativos para dar sequencia no processo de inovação. O foco também não é ver os problemas das ideias mas saber como fazemos para que elas virem realidade. Isso muda tudo.

Até a próxima inovação,

Maximiliano Selistre Carlomagno

Post originalmente publicado no Blog Mundo dos Negócios

Anúncios

Um comentário sobre “Não encontro ideias inovadoras! O que fazer?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s