Dicas para o sucesso de empresas familiares

Muitas das organizações de sucesso surgiram como empresas familiares. Independentemente da constituição por empreendedorismo de oportunidade ou de necessidade, este tipo de empresa, de forma geral, conta com orçamento reduzido e necessita do trabalho de familiares próximos para a manutenção da renda privada. Como consequência disto, na maior parte das organizações, pode ser identificado baixo nível de profissionalização, estruturação e formalização dos processos.

A profissionalização, estruturação e formalização dos processos de uma pequena empresa não é uma tarefa fácil, ainda mais em empresas familiares onde o vínculo afetivo normalmente rege as relações de trabalho. Porém, o crescimento natural das demandas exige a reformulação das estruturas básicas e informais utilizadas. É chegado o momento de a família decidir se continua promovendo o desenvolvimento e a profissionalização da empresa ou não.

“Quais os objetivos a ser alcançados? De que forma deverá ser conduzida a empresa nos próximos anos? Quem deverá conduzir a empresa? Como fazer isso acontecer?” são perguntas geralmente feitas nesta fase de definição.

Para auxiliar àqueles que optarem pelo desenvolvimento e profissionalização de uma pequena empresa familiar, elencamos 4 dicas para a melhor gestão dos processos:

Defina “quem é quem” na organização.

Estabeleça organograma e fluxos de trabalho bem definidos. Implementar um organograma significa respeitar as posições e pessoas nelas inseridas e, portanto, respeitar as relações de subordinação e as atividades e objetivos individuais e coletivos.

Não desperdice a experiência dos mais velhos

Muitas vezes, durante o processo de profissionalização da empresa, a gestão do negócio é repassada para profissionais mais novos, de pai para filho. Novas ideias e novo ânimo são buscados para que a organização se desenvolva de forma mais rápida.

A atuação de profissionais mais novos normalmente gera bons resultados, mas deve-se considerar que a conciliação entre os conhecimentos e o ímpeto dos mais jovens e a experiência e sabedoria dos mais velhos gera resultados ainda melhores!

Monte um planejamento com uma visão clara

Para que sejam melhor aproveitados os esforços, a definição de forma clara dos horizontes a serem alcançados pela empresa é fundamental. A partir do estabelecimento dos horizontes deverá ser programada, com objetivos e prazos, a rota a ser percorrida.

Tenha uma gestão estratégica competitiva (inove)

Durante o estabelecimento dos horizontes e da rota deverá ser considerado que o mercado está em constante mudança e, cada vez mais, exige que as empresas atendam às suas expectativas. Para isto, o desenvolvimento de produtos e processos, e por que não de negócios, diferenciados deverá ser parte fundamental do processo.

Planejar e transformar uma pequena empresa em uma grande organização não é uma tarefa simples, requer dedicação, esforço e inovações constantes.

Você está pronto para começar?

Gustavo Greve e Jeferson Rasche – Innoscience Partners

Anúncios

Um comentário sobre “Dicas para o sucesso de empresas familiares

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s