Balança comercial positiva = oportunidades

O fechamento de maio de 2015da Balança Comercial brasileira, diferença entre valores de bens importados e exportados, apresentou o melhor saldo positivo para o mês desde 2012.

Mesmo com saldo positivo, o Brasil continua sendo um grande importador de bens com valor agregado (combustíveis, lubrificantes, matérias-primas processadas, máquinas e equipamentos), e exportador de produtos básicos, como minério de ferro, petróleo bruto e soja. Com a valorização do dólar em relação ao real, o resultado poderia ter sido melhor, não fossem os recuos nos preços internacionais dos principais produtos vendidos pelo nosso país.

Considerando as oscilações de preços e os baixos valores pagos pela grande maioria dos bens exportados, a redução das condições de importação e a alta cotação do dólar, cada vez mais torna-se necessário repensar as estratégias produtivas e comerciais, pois boas oportunidades para as empresas nacionais podem estar surgindo.No atual contexto, produtos inovadores, diferenciados e com maior valor agregado, poderão substituir importações, assim como apresentar ainda melhores condições de concorrer internacionalmente, se exportados.

Bons projetos e a estruturação de processos de gestão da inovação podem fazer com que o aproveitamento de oportunidades torne-se cada vez mais frequente, pela diferenciação contínua.

Gustavo Greve e Jeferson Rasche – Innoscience Partners

parceria-inovacao

Anúncios

Um comentário sobre “Balança comercial positiva = oportunidades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s