Como desenvolver novas ideias

Utilizado em empresas de todo o mundo, o brainstorming (ou “tempestade de ideias”) é uma dinâmica, geralmente realizada em grupos, aplicada para resolver desde problemas específicos, passando pelo desenvolvimento de melhorias, até o desenvolvimento de ideias criativas e inovadoras. Mas cuidado (!), o desenvolvimento de brainstormings sempre da mesma forma, nos mesmos lugares e com as mesmas pessoas, poderá ser tornar cansativo, monótono e pouco criativo. Você deve ser criativo e utilizar estímulos adequados para que os participantes possam criar!

Algumas informações importantes para tornar os brainstormings em grupo mais produtivos:

TENHA UM FACILITADOR

O processo do brainstorming envolve o livre fluxo de ideias, porém é necessário o controle para que não se perca o foco da dinâmica, sendo sugerido o envolvimento de um facilitador.

Para a escolha do facilitador deve ser considerada a capacidade deste em desenvolver processos criativos e de condução de trabalhos em grupo. Devem ser evitadas pessoas que queiram dominar a conversa e/ou opinar sobre as ideias. Lembre-se o facilitador deverá apenas gerir os processos.

Para a gestão dos processos, uma atribuição fundamental do facilitador é a de fazer perguntas. Devem ser evitadas perguntas restritivas, com possibilidade de resposta única ou muito amplas. As questões devem ter foco e ao mesmo tempo permitirem que novas ideias surjam. A utilização de perguntas como “do que os nossos clientes precisam?” (restritiva) ou “do que nossos clientes não precisam?” (mais ampla, mas com foco) irá interferir diretamente nos resultados.

Também cabe ao facilitador proporcionar ao grupo condições de criação, sem que as ideias sejam julgadas ou desprezadas durante o processo. Ideias que de forma isolada possam parecer estranhas, quando extrapoladas e combinadas com outras, poderão gerar ótimos resultados!

AMBIENTE

Mude de lugar. Não acredite que o mesmo ambiente poderá proporcionar condições de serem geradas ideias muito diferentes. Procure um local que estimule a criatividade e deixe o grupo livre para pensar e criar.

Prepare o ambiente. Cada pessoa tem uma forma diferente de ser estimulada para desenvolver novas ideias. Busque alternativas para aguçar os sentidos dos envolvidos.

PESSOAS

Chamando sempre as mesmas pessoas para a dinâmica, a possibilidade de conseguir resultados semelhantes é grande. Mude! Convide pessoas de diferentes áreas e de diferentes idades. Uma outra dica: Se possível, chame clientes e ou fornecedores para participarem da dinâmica.

BRAINSTORMIG SENSORIAL

Estimule a criatividade de diferentes formas. De acordo com o objetivo da dinâmica, use materiais que estimulem a visão, audição, tato, olfato e até o paladar para impulsionar a criatividade e nortear as respostas.

Uma ferramenta interessante é o innovation storming, um kit desenvolvido pela Innoscience, que auxilia o processo de ideação na busca por inovação.

Entenda mais no vídeo abaixo:

NOVA PERSPECTIVA

Utilize da empatia, coloque-se no lugar e visualize sob a ótica de outras pessoas. Como nossos concorrentes fariam? Como Steve Jobs resolveria este problema? Imagine que você tivesse os recursos do mundo inteiro, não só os que a empresa já detém. Aja como se não houvesse limitação em investimentos.

Muitas vezes nos colocando no lugar dos outros e com recursos ilimitados saímos da nossa “caixa” e encontramos, com adaptações e adequações, as mais diversas soluções.

Faça diferente, mude a forma como você encara os desafios. Que tal utilizar o branstorming para começar a gerar novas ideias e INOVAR AGORA?

Gustavo Greve e Jeferson Rasche – Innoscience Partners

parceria-inovacao

Anúncios

Um comentário sobre “Como desenvolver novas ideias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s