15 Canvas para fazer a inovação decolar

IMG 15 canvas 02

Nos últimos anos houve uma proliferação do desenvolvimento de ferramentas de gestão para diferentes aplicações. A ideia dessas ferramentas é traduzir conceitos teóricos em modelos que possam ser utilizados de forma objetiva por empreendedores e gestores.

Diagramas, gráficos, matrizes, esquemas passo a passo e modelos auxiliam na concepção e implementação de boas práticas. Recentemente venho percebendo uma proliferação de um tipo específico de ferramental aplicado a gestão: os chamados Canvas.

Um Canvas é um mapa visual que apresenta uma estrutura fixa a ser preenchida visando planejamento, reflexão ou mesmo facilitar a visualização de alguma situação específica. Entre as vantagens de utilizar os Canvas está na velocidade de construção / preenchimento, facilidades de comunicação que ele traz, além de garantir que haja uma relação entre o preenchimento dos blocos que os compõem já que estão na mesma página lado a lado.

Abaixo apresento alguns dos principais Canvas relacionados com inovação que estão sendo largamente utilizados por empreendedores e executivos atualmente:

1. BUSINESS MODEL CANVAS (BMC)

Para que serve: conceber diferentes possibilidades de modelos de negócio inovadores.

Esse é a inspiração de praticamente todos os outros que apresento nessa lista. Fruto da pesquisa da tese de doutorado de Alex Osterwalder em 2004 (http://www.hec.unil.ch/aosterwa/PhD/Osterwalder_PhD_BM_Ontology.pdf), ficou famoso após a publicação do livro chamado Business Model Generation em 2010.

bmc

Maiores informações: http://www.businessmodelgeneration.com/

2. INNOVATION MANAGEMENT CANVAS (IMC)

Para que serve: planejar o programa de inovação corporativo.

Na Innoscience entramos na onda dos Canvas e transformamos o nosso modelo de gestão da inovação, o Octógono da Inovação, em uma ferramenta única para concepção inicial das principais diretrizes e políticas que irão guiar a gestão da inovação.

innovation management canvas

Maiores Informações: http://www.innoscience.com.br/?pg=Contato

3. LEAN CANVAS (LC)

Para que serve: conceber diferentes possibilidades de modelos de negócio inovadores especialmente para startups.

É uma variação do modelo anterior porém voltado para startups. O autor combinou os conceitos de customer develop e lean startup ao BMC. No LC foram trocados 4 blocos em relação ao BMC: Parceiros, Atividades, Recursos e Relacionamento: por Problema, Solução, Indicadores e Barreira de Imitação. O autor sugere que o BMC possa ser utilizado posteriormente à construção do LC.

leancanvas

Maiores informações: https://leanstack.com/

kit-inovacao

4. PROJECT CANVAS (PC)

Para que serve: planejar e controlar a execução de projetos de qualquer natureza.

Utilizando os conceitos de gerenciamento de projeto, esses Canvas surgiram para colocar em 1 página as principais deliberações da fase de planejamento. Apresento duas versões dos PCs, uma desenvolvida no Brasil pelo Professor José Finocchio Júnior e outra nos Estados Unidos por Jim Kalbach.

project CANVAS

project CANVAS 2

Maiores informações: http://www.pmcanvas.com.br/ e http://experiencinginformation.wordpress.com/2012/08/05/the-project-canvas/

5. BUSINESS MODEL YOU (BMY)

Para que serve: voltado para o planejamento da carreira.

Também criado por Osterwalder em 2012, o BMY promete reinventar a carreira  através da reflexão de elementos essenciais para o desenvolvimento profissional. A estrutura é a mesma do BMC mas adaptada para a reflexão sob a ótica do indivíduo.

personal-business-model-canvas

Maiores Informações: http://businessmodelyou.com/

6. PRODUCT/MARKET FIT CANVAS (PMFC)

Para que serve: utilizado para descrever o mercado e produto de uma nova iniciativa.

Responde 4 perguntas fundamentais para um novo produto: quem, porque, como e o que o consumidor fará com o novo produto ou serviço. Esse Canvas foi co-criado por mais de 150 pessoas do mundo todo.

Product-Market-Fit-Canvas-frontpage

Maiores Informações: http://www.productmarketfitcanvas.com/

7. MARKETING CAMPAIGN MODEL CANVAS (MCMC)

Para que serve: planejar as campanhas de marketing.

Esse Canvas possui 9 blocos fundamentais para estruturação de uma campanha de marketing. Busca responder questões do tipo: com que estamos falando, quais problemas que eles estão enfrentando, como vamos acessa-los e com qual conteúdo, entre outras variáveis.

Mktg_Campaign_Model_Canvas-Template

Maiores Informações: http://www.b2bento.com/marketing-campaign-model-canvas-free-and-exclusive-download/

8. INNOVATION PROJECT CANVAS (IPC)

Para que serve: planejar a experimentação de projetos de inovação

Esse é mais um Canvas que desenvolvemos na Innoscience. Funciona na estruturação e desdobramento de uma ideia de potencial inovador. Apoia também o planejamento da experimentação.

innovation project canvas

Maiores Informações: http://www.innoscience.com.br/?pg=Contato

9. STARTUP CANVAS (SC)

Para que serve: organizar a estruturação de uma startup.

Esse é um Canvas com cara de plano de negócios. Bastante completo, aborda os principais tópicos relativos a montagem de um novo negócio como papeis no negócio, discurso de elevador, como adquirir os clientes e outras dimensões de uma startup.

startup canvas

Maiores Informações: http://www.methodkit.com/shop/methodkit-for-startups/

10.  INNOVATION CANVAS (IC)

Para que serve: organizar a busca e estruturação de uma ideia inovadora.

O IC é uma versão reduzida de um business case, apresentando dimensões relacionadas às fontes de insights que geraram a ideia, a própria ideia e suas características e uma visão de mercado.

the innovation canvas

Maiores Informações: http://www.rose-hulman.edu/offices-and-services/office-of-innovation-engagement/innovation-canvas.aspx

11.  SERVICE INNOVATION CANVAS (SIC)

Para que serve: organizar as ideias de potencial inovador em serviços.

Criado por um grupo de estudantes, esse Canvas traz os principais aspectos a serem levados em consideração quando da inovação em serviços. Traz algumas particularidades relativas a serviços.

service innovation canvas

Maiores Informações: http://pt.slideshare.net/designthinkers/beta-version-serviceinnovationcanvas

12.  LEAN CHANGE CANVAS (LCC)

Para que serve: planejar as ações para suportar mudanças na organização.

O LCC foi criado combinando o tradicional modelo de gestão da mudança de Kotter com a lógica lean. Dessa combinação saiu o conceito de MVC (minimum viable changes). Essa ferramenta é útil na implementação de mudanças organizacionais decorrente de projetos inovadores ou mesmo para mudar a cultura em prol da inovação.

lean change canvas

Maiores Informações: http://agileconsulting.blogspot.de/2012/08/lean-change-part-1-combining-kotter-and.html?m=1

13. CANVAS4CHANGE (C4C)

Para que serve: planejar as ações para suportar mudanças na organização.

Cumpre o mesmo papel do LCC porém com maiores detalhes.

canvas4change

Maiores Informações: http://canvas4change.de/

14. CUSTOMER JORNEY CANVAS (CJC)

Para que serve: mapear as diferentes ações dos consumidores de serviços.

Está estruturado para mapear o antes, durante e depois de um consumidor de serviços.  Promove uma reflexão sobre as expectativas, experiências e o que traz satisfação para o consumidor de serviço.

customer jorney canvas

Maiores Informações: http://files.thisisservicedesignthinking.com/tisdt_cujoca_portugese.pdf

15. OPEN INNOVATION CANVAS (OIC)

Para que serve: planejar as iniciativas de inovação aberta

Outra criação da Innoscience, o OIC traz a reflexão necessária para a concepção de uma campanha de inovação aberta. Elementos como objetivos, motivadores, ambiente e outros são apresentados no Canvas.

open innovation canvas

Maiores Informações: http://www.innoscience.com.br/?pg=Contato

Temos desenvolvido workshops e treinamentos práticos em diversas empresas para promover a utilização dessas ferramentas com muito sucesso. Os Canvas tem sem mostrado muito eficientes em função da simplicidade na elaboração e entendimento dos conceitos, além de servir de excelente ferramenta de comunicação e controle na implementação. Se você conhece ou utiliza outro Canvas deixe um comentário ou envie uma mensagem (felipe@innoscience.com.br) para podermos completar a lista.

Felipe Ost Scherer

Texto originalmente publicado no Blog Inovação na Prática – Revista Exame

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4 comentários sobre “15 Canvas para fazer a inovação decolar

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