Relatório do desempenho da carteira de ações das empresas inovadoras.

Será que vale a pena investir em empresas inovadoras? A teoria diz que sim mas será que a prática também? Nos últimos anos temos acompanhado o desempenho de ações das empresas consideradas inovadoras em comparação ao desempenho do Ibovespa. Para isso montamos na Innoscience uma carteira que compõe o chamado 3i (Índice de Inovação Innoscience). Ele é constituído por uma carteira de empresas que foram classificadas como as mais inovadoras do país no último ano a partir de rankings divulgados por publicações de gestão de negócios. A ideia de investir em empresas inovadoras está baseada no argumento que empresas inovadoras tendem a ter desempenho no mercado de capitais melhor que a média e já vem sendo discutida há algum tempo.

Para montar a carteira utilizamos aquelas empresas que receberam os reconhecimentos e possuem capital aberto. Fazemos uma atualização anual incorporando as novas empresas premiadas e retiramos aquelas que não o foram. Obviamente as que aparecem novamente nos rankings ficam na carteira. Outros detalhes: o peso da empresa no índice depende da quantidade de rankings de inovação que ela aparece e para fins de resultado utilizamos a média do desempenho dos diferentes tipos de ações (ON, PN, etc…).

O último ano e o início deste tem sido difícil para os investimento em ações. Não tem sido fácil encontrar papéis com bons retornos. Desde 2009 mantemos um controle mensal da carteira das empresas inovadoras e pela primeira vez em 6 anos o desempenho anualizado do 3i foi inferior ao índice Ibovespa. Ampliando a visão para todo o período a tese das inovadoras desempenharem melhor se mantém com grande vantagem (3i: +178,83% versus Ibovespa: +33,17%).

Vamos continuar acompanhando como a carteira irá performar em 2015 para poder manter nosso objetivo de sensibilizar empresas e empresários para a importância da inovação e que possam aceitar correr os riscos em desenvolver propostas inéditas ao mercado, investindo recursos financeiros e humanos nesse desafio. Tudo isso suportado por uma abordagem de gestão da inovação estruturada. Essa é a nossa missão.

capa 3i

Acesse o relatório completo aqui: http://cmp.innoscience.com.br/3i-indice-inovacao-innoscience/

Felipe Scherer

Anúncios

4 comentários sobre “Relatório do desempenho da carteira de ações das empresas inovadoras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s