Ações de empresas inovadoras superam o Ibovespa em novembro.

3i - novembroPelo terceiro mês consecutivo as empresas que formam o Índice de Inovação Innoscience – 3i – superaram o desempenho do índice Ibovespa. Mesmo assim, no acumulado de 12 meses o desempenho das inovadoras (-8,93%) é pior que o comparativo (+4,16%).

Se analisarmos apenas novembro, o 3i valorizou +0,46% contra apenas +0,06% do Ibovespa. Destaque positivo para as ações do Grupo Positivo (POSI3) + 26,3%, Bematech (BEMA3) +7,5% e Coelce (COCE5) +6,3%. Os piores desempenho ficaram com Randon (RAPT3 e RAPT4) – 11, 2%, ALL (ALLL3) – 8,5% e Vale (VALE 3 e VALE 5) – 7,2%.

O que é o 3i:

O Índice de Inovação Innoscience foi desenvolvido pela Innoscience – Consultoria em Gestão da Inovação – com o objetivo de acompanhar o desempenho das empresas mais inovadoras do Brasil. É constituído por uma carteira de 20 empresas que foram classificadas como as mais inovadoras do país no último ano a partir de rankings divulgados por publicações de gestão de negócios.

Como é feito o 3i:

A carteira do Índice de Inovação Innoscience foi desenvolvida a partir da identificação, em rankings de inovação, das empresas de capital aberto com ações negociadas na Bovespa.

O acompanhamento é realizado através da análise dos valores das ações das empresas, mês a mês, e da identificação do percentual de variação entre os meses. Para as empresas que possuem ações ordinárias e preferenciais, realizou-se a média entre os dois valores, e o valor médio foi utilizado para verificar a variação no período.

Para determinar o desempenho do 3i, realizou-se a média das variações percentuais das empresas em cada mês.

Atualização do 3i:

A atualização do índice de Inovação Innoscience (3i) ocorre mensalmente, a fim de buscar a valorização mensal das ações das empresas inovadoras em comparação ao Ibovespa.

As cotações das ações são extraídas do Economática, sempre na primeira semana do mês.

Atualização da carteira 3i:

A atualização da carteira do Índice de Inovação Innoscience (3i) é realizada anualmente. A partir da publicação dos novos rankings de inovação, a Innoscience realiza a análise das empresas e extrai aquelas que são de capital aberto e que possuem ações cotadas na Bovespa.

Com esta atualização, é possível observar as empresas que têm se destacado ao longo do tempo por suas práticas de inovação.

Além disso, há a possibilidade de comparar o desempenho de empresas que já apareceram no índice em relação ao ano anterior e identificar novas organizações, entrantes na carteira.

Felipe Scherer

Texto originalmente publicado no blog Inovação na Prática do Portal Exame.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s