Gestão da Inovação na Prática completa 5 anos

Desde o início da Innoscience sempre tivemos uma preocupação de tornar o tema inovação em algo que pudesse ser aplicado na prática. Em nossas reuniões iniciais dedicávamos horas estruturando o modelo de negócios mas também tínhamos como prioridade construir um método de gestão da inovação que pudesse contemplar as principais dimensões que precisam ser analisadas e configuradas para tornar a inovação uma realidade.

Fruto dessas discussões criou-se o octógono da inovação, que serve de base para nosso trabalho até hoje. Estávamos finalizando um mestrado no qual havíamos tido contato com diferentes teorias e visões sobre a inovação porém percebíamos que havia uma dificuldade muito grande de entendimento e objetividade nas abordagens, especialmente algo que pudesse ajudar os gestores, executivos e empreendedores a aplicar algo de fato no dia a dia.

Depois de criado o octógono da inovação tivemos a possibilidade de validá-lo em diferentes projetos de consultoria o que nos deu ainda mais certeza de que era preciso colocar essas ideias em um livro para profissionais brasileiros. O nome não poderia ser diferente: Gestão da Inovação na Prática – como aplicar conceitos e ferramentas para alavancar a inovação.

Escrever um livro requer dedicação, disciplina e é preciso gostar muito do tema escolhido. Entre a data de começar as esboçar a primeira estrutura até a efetiva publicação levou aproximadamente 1 ano e meio. Em função das viagens das consultorias aproveitávamos as horas de voo, aeroporto e as noites nos hotéis para avançar na produção.

Escolhemos um tema de nicho (gestão da inovação) portanto sabíamos que as inúmeras horas que dedicamos ao projeto do livro não seriam remuneradas pelos royalties da venda de cada exemplar. Quando se escreve um livro muitas vezes busca-se uma satisfação pessoal mas principalmente os autores querem deixar sua contribuição na construção do conhecimento e da prática de alguma disciplina. Cada novo livro publicado assenta mais um tijolo na construção da sociedade e permite que inúmeras pessoas possam acessar e utilizar o conhecimento produzido.

Cinco anos depois da primeira edição do livro Gestão da Inovação na Prática podemos dizer que estamos orgulhosos do impacto que ele trouxe. Além de um reconhecimento formal recebido em 2011 (Troféu Cultura Econômica – melhor livro na categoria Administração) recebíamos constantemente contato de estudantes e profissionais do Brasil inteiro afirmando que estavam utilizando o livro para trabalhos acadêmicos e profissionais. Para comemorar o aniversário de 5 anos da publicação resolvemos fazer um levantamento do impacto do livro nas produções acadêmicas dos últimos anos através de busca de artigos, monografias, dissertações e livros disponíveis na internet.

Encontramos centenas de menções ao livro e as ferramentas nele contidas porém selecionamos apenas aqueles trabalhos que realmente utilizaram o octógono da inovação como elemento fundamental na construção dos mesmos. Ao todo foram 28 o que nos deixa muito satisfeitos com o impacto causado pelo livro.

Gostaríamos de agradecer o prestigio de todos aqueles que acreditaram nas nossas ferramentas para realizar suas pesquisas e trabalhos. Pedimos desculpas àqueles que não estão listados no levantamento porém se você utilizou o livro e a metodologia do octógono da inovação para alguma publicação acadêmica nos envie pois gostaríamos de referenciar todas.

Obrigado.

Felipe Scherer

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s