Tecnologia + Modelo de Negócio = Resultados Superiores

A busca de desempenho superior é uma jornada sem fim para as empresas. A obtenção e sustentação desse desempenho, melhor do que os concorrentes, depende da criação de um fluxo de novas vantagens competitivas. Essas vantagens dependem da criação, desenvolvimento e aplicação de recursos raros, valorosos e difíceis de imitar em oportunidades que se transformem em inovações.

tecno-voo

Ao longo dos últimos anos, o uso de novas tecnologias tem sido uma das alternativas para o desenvolvimento de tais vantagens e sustentação de desempenho superior. A geração de vantagem competitiva por meio de inovação não depende do desenvolvimento de novas tecnologias mas da aplicação dessas em diferentes dimensões dos modelos de negócios.

Se considerarmos as maiores inovações do século estarão presentes o automóvel, avião, computador, telefone celular, transistor, lâmpada, maquina fotográfica e internet. Mais recentemente tecnologias como a computação nas nuvens, o CRM, Big Data, Internet das Coisas as redes sociais tem ganho enorme destaque.

Essas tecnologias viabilizaram novas formas de transporte, comunicação, relacionamento, entretenimento, saúde e trabalho.

No entanto, um fenômeno merece destaque: a aceleração da difusão das tecnologias. O aumento da facilidade de acesso as mesmas tem resultado em baixo grau de escassez das o que diminui a geração de vantagem competitiva a partir das tecnologias. Enquanto o telefone demorou 35 anos para atingir 50 milhões de usuários desde sua introdução, a televisão demorou 25 anos, o celular 15 anos e a internet apenas 4 anos.

Empresas como a Apple, Amazon, Google, Facebook e Tesco aproveitaram essas tecnologias e obtiveram vantagens competitivas mais duradouras. Outras tantas utilizaram as referidas tecnologias e não conseguiram com isso obter vantagens competitivas e resultado superior.

O que diferencia essas empresas? Elas compatibilizaram novos modelos de negocio que se beneficiaram de novas tecnoligas para acesso a novos mercados, oferecimento de algo novo ou a redefinição de como os processos são executadas.

Mas afinal o que é um modelo de negócios? Um modelo de negocio descreve a forma como a empresa cria, entrega e captura valor. É a combinação de 3 grandes escolhas que cada empresa faz:

-Quem é o cliente alvo da empresa?

-O que ela oferta?

-Como ela faz isso e se remunera?.

A dimensão inicial trata do cliente alvo. A Amazon passou a acessar milhões de clientes com o uso da internet para venda de milhares de produtos com seu modelo de loja online. O Google fez o mesmo ao vincular publicidade e sistema de busca e popularizar a ideia do link patrocinado para todas as empresas.

A dimensão de oferta trata daquilo que a empresa oferece ao cliente, o valor que o cliente se predispõe a pagar.As inovações de modelo de negocio são marcadas por enfatizar atributos diferentes daqueles que o setor normalmente oferta. O Waze inovou o segmento de mapas ao facilitar a vida das pessoas que dirigem nas grandes cidades. O Salesforce redefiniu o conceito de CRM via cloud ao mesmo passo que o Hubspot fez isso na automação de webmarketing.

A terceira dimensão do modelo de negócio trata da forma como a empresa se estrutura e se remunera. As empresas podem inovar na forma como elas utilizam seus processos e recursos. A DELL fez isso quando desenvolveu o modelo de venda direta de computadores em contraste ao modelo de varejo praticado pelos lideres do setor à época. A Apple redefiniu a venda de software, música e filmes por intermédio da Itunes e AppStore. A Tesco inovou o relacionamento com seus clientes por meio de um dos mais exitosos programas de CRM.

O domínio do modelo de negocio de permite conectar tecnologia e estratégia e aumentar os resultados da inovação. A tecnologia está disponível para praticamente todos os players. A dificuldade de imitar um modelo de negócio único, embarcado nas tecnologias disponíveis é absolutamente maior do que as tecnologias por si só.

Quem é o maior inovador aquele que inventa o telefone ou a Apple e a RIM com o Iphone e o BlackBerry? Quem é o maior inovador, o criador das redes sociais ou o Facebook? Quem é o maior inovador quem inventou a internet ou o Google que a expandiu e desenvolveu uma forma de ganhar milhões com publicidade em função das buscas.

É preciso seguir investindo em tecnologia porém a geração de vantagens competitivas  advém, cada vez mais, da aplicação das novas tecnologias em modelos de negócios inovadores, novas combinações de cliente alvo, oferta e modelo de operação.

Essas empresas serão aquelas que irão criar e sustentar o desempnho superior e se transformar nos inovadores dos próximos anos.

Até a próxima inovação

Maximiliano Selistre Carlomagno

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s