Como as tecnologias vestíveis estão criando novas oportunidades

Tecnologias vestíveis são produtos que ficam vinculados ao corpo humano durante um período de tempo para coleta ou transmissão de dados. Eles precisam conter circuitos, conectividade wireless e capacidade de processamento.

O sucesso de produtos com essa filosofia requer a combinação de novas tecnologias, modelos de negócios viáveis e design atrativo ao consumidor.

Conectividade, processamento, sensores, bateria e interface são elementos normalmente disponíveis nas tecnologias vestíveis que demandam um conjunto de fornecedores e desenvolvedores para viabilizar novos produtos utilizando a tecnologia vestível.

Muito dos desenvolvimentos até o momento estão restritos a pulseiras e relógios inteligentes. Em cinco anos teremos a introdução de implantes que funcionarão vinculados ao corpo humano para gerar dados e monitorar funções vitais.

5 mercados principais que utilizam as tecnologias vestíveis já estão em desenvolvimento:

Fitness e Wellness – produtos desenvolvidos para monitorar atividade física e emoções.

Saúde e Médicos – produtos designados a monitorar sinais vitais e aumentar as habilidades do corpo humano.

Infotenimento – produtos que recebem e enviam dados destinados ao lazer ou melhorar o estilo de vida das pessoas.

Industrial – produtos que enviam ou recebem dados em tempo real no ambiente industrial.

Militar – produtos que enviam ou recebem dados em tempo real para fins militares.

Cada um desses mercados demanda um conjunto de funcionalidades para tornar os produtos atrativos ao mercado consumidor conforme apresentado na análise abaixo.

market

Abaixo as subcategorias de produtos em cada mercado atualmente existente:

categories

Fonte: Brilliant Noise – Wearable technology research report: devices and apparel

Atualmente, segundo a Fox Business, 61% do mercado de tecnologias vestíveis está concentrado em produtos voltados para o esporte e monitores de atividades. Quanto aos produtos comercializados ou em vias de entrar no mercado de massa, destaque para:

Pulseiras – Jawbone, Fitbit Flex, Nike Fuel Band, Misfit.
Relógios – Apple iWatch, Samsung Galaxy Gear, Sony Smartwatch, Moto 360, Pebble Smartwatch.
Óculos – Google Glass (já lançado e em breve será comercializado em escala).
Trackers – Adidas miCoach, Nike+, Under Armour 39.

Principais Tendências e Desenvolvimentos Futuros
Segundo o report The Future Of Wearable Tech, 5 principais tendências irão impactar o mercado de tecnologias vestíveis.

Fusão Bio e Tech – com a diminuição dos componentes, para os próximos anos é esperado que as tecnologias vestíveis sejam integradas com a pele e o corpo humano.

Estilo de Vida Sincronizado – as tecnologias vestíveis irão se integrar com outros equipamentos e sistemas, especialmente com o desenvolvimento da internet das coisas. Essa conexão irão automatizar atividades diárias e outras funções atualmente executadas manualmente.

Computação Orgânica – gestos e pensamentos serão integrados às tecnologias vestíveis proporcionando um nova gama de produtos e aplicações.

Aumento do Potencial Humano – nossa capacidade motora e cognitiva poderão ser ampliada com novas tecnologias assistidas para aumentar o potencial do ser humano. Poderemos executar atividades por um período maior de tempo ou com maior precisão com auxilio de sensores.

Empowerment da Saúde – a medicina preventiva irá se desenvolver e teremos a possibilidade de diagnósticos antecipados de doenças ou identificar situações em que nossa saúde esteja em risco.

Mercado crescerá 10 vezes em 3 anos
Atualmente o mercado de tecnologias vestíveis é da ordem de US$ 3 a 5 bilhões conforme estudo do Credit Suisse (The Next Big Thing – Wearables Are In Fashion). A tecnologia encontra-se em fase inicial de introdução com grande potencial de crescimento. Para os próximos 3 anos a expectativa é que o tamanho de mercado cresça 10 vezes.

Destaque para o crescimento do mercado do produtos voltados ao Infotenimento e às aplicações na saúde/médicos conforme projeção abaixo.

world

As tecnologias vestíveis estão passando por uma fase de expansão exponencial. Certamente muitas oportunidades de negócios e novas empresas irão surgir com o desenvolvimento e popularização dos conhecimentos relacionados. Cabe a nós estarmos “conectados” para identificar essas oportunidades e transformá-las em valor para nossos negócios ou para a sociedade.

Felipe Scherer

Texto originalmente publicado no Blog Inovação na Prática da Revista Exame: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/inovacao-na-pratica/

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