Quando é o melhor momento para inovar?

O tempo é o senhor da razão diz o dito popular. No que tange a inovação o tempo também tem um papel muito importante. Em conversas com nossos clientes somos, constantemente, perguntados sobre quando é o melhor momento para começar a investir em inovação. Quando o negócio vai mal ou quando as coisas vão bem?

A gestão da inovação enfrenta um paradoxo. O paradoxo da inovação é que quando a empresa precisa já não consegue e quando aparentemente não precisa é quando tem mais condições de inovar.

Quando inovar

Céu de Brigadeiro
No momento em que as coisas vão bem a empresa não sente a necessidade de inovar. Afinal, em time que está ganhando não se mexe né? Com esses e outros mantras, por vezes, as empresas deixam de se renovar, atendo-se a seu negócio central. Paradoxalmente, é, nesse momento, que a empresa tem mais recursos disponíveis. Tem condições de investir tempo. Possui recursos financeiros que são gerados pelo sucesso da operação existente que podem ser seletivamente direcionados para oportunidades futuras. Nesse momento a empresa também dispõe de confiança das pessoas para tentar o novo.

Turbulências a frente
Por outro lado, quando o resultado começa a ficar prejudicado o cenário se inverte. A empresa, definitivamente, precisa de inovação. Mas já não dispõe mais de recursos que precisam ser alocados em iniciativas que poderão gerar resultado de curto prazo para financiar a sobrevivência da empresa e continuidade da operação. Nessa situação, infelizmente, a empresa também perde a confiança, não tem tempo para investir em oportunidades incertas e nem coesão organizacional para descobrir novos caminhos.

Quando a situação negativa se acentua e o prejuízo toma conta não há mais abordagem de inovação gerenciada a fazer. A única saída é um turnaround como o que foi feito pela IBM nos anos 90.

Como navegar com sucesso
Investir em inovação é a melhor saída para garantir resultados futuros. As apostas inovadoras são as melhores alternativas para gerar fluxo de caixa futuro a partir de novas oportunidades. O desafio é criar o contexto, estrutura e processos adequados para induzir o investimento de tempo, atenção gerencial e recursos financeiros para oportunidades inovadoras enquanto a empresa vai bem e apresenta saúde financeira.

Não importa o quanto você precisa inovar e qual a disponibilidade de recursos sua empresa tem para tanto. É preciso começar antes que o necessário. Nesse caso, você é o senhor da razão que define o tempo certo pra começar a inovar. De preferência, quando as coisas vão bem.

Até a próxima inovação
Maximiliano Selistre Carlomagno

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s