INNOVATION EXPERIENCE – Visita ao CTC da 3M

Essa semana realizamos uma nova edição da Innovation Experience. Uma oportunidade de viver a inovação, aprender e compartilhar. No início do ano realizamos um primeiro embrião durante uma viagem que fiz a Boston para um programa de educação executiva no MIT na Sloan School of Management.
Naquela oportunidade tentei retratar via blog as experiências que eu vivia. Imaginava que nossos clientes, parceiros e amigos poderiam aproveitar práticas, casos e ferramentas lá difundidas. Fiquei com gosto de quero mais.
Conseguimos viabilizar a visita de 14 clientes de diferentes segmentos como farmacêutico, cosméticos, calçadista, seguros, bens de consumo e construção ao CTC – Centro Técnico de Clientes da 3M. A 3M é a empresa mais inovadora do Brasil segundo o Ranking Best Innovator e reconhecida globalmente como referência no tema.
A minha conexão com a 3M começou quando eu era pequeno e a minha mãe utilizava post its para diferentes funções, lá em casa, como deixar recados, anotar tarefas, marcar pastas… Depois de me envolver com o tema da inovação pude estudar seus cases com maior profundidade. Nos últimos 3 anos, colaborando com o site 3M Inovação no serviço Pergunte ao Consultor, tive a oportunidade de conhecer ainda mais sobre a empresa.
A 3M é sinônimo de inovação. No Brasil, assim como noutros mercados-chave, dispõe do Centro Técnico de Clientes onde recebe visitantes para demonstrar suas tecnologias, soluções e competências. No ano passado, mais de 7.000 pessoas estiveram visitando ou trabalhando no CTC da 3M em Sumaré.
Junto com o Felipe Scherer, meu sócio na Innoscience, fomos acompanhados de clientes com os quais temos vivido o tema de inovação. Nosso parceiro nessa visita foi o Luiz Serafim, Head de marketing corporativo e embaixador de inovação da empresa, autor do livro O Poder da inovação, leitura obrigatória para quem gosta do tema.
A Innovation Experience começou no Starbucks em São Paulo. Nada melhor do que começar um dia de inovação tomando café na empresa que reinventou o negócio de café no mundo. Falando em Starbucks, vale conhecer o programa de inovação aberta da empresa com clientes via internet, o My Starbucks Ideas.
Tomamos o destino rumo a Sumaré/SP. A viagem de uma hora e meia foi finalizada com almoço para chegarmos a uma hora da tarde no CTC da 3M. Fomos rapidamente recebidos pelo Serafim. Até chegarmos na sala que utilizaríamos, passamos por uma sala denominada Art Fray, o criador do post it, até hoje embaixador global de inovação da 3M.
A conversa foi bastante informal. O Serafim, de início, alinhou os interesses dos participantes e pode nos guiar por temas como cultura, projetos, incentivos, estratégia, tecnologia e produtos. Ainda tivemos a oportunidade de conversar com o Marcelo Tambascia, Group Tech Manager e Diretor do Instituto de Inovação Social da empresa. O Marcelo tem mais de vinte cinco anos de P&D na 3M. E foi ele que nos ciceroneou pelo CTC.
O CTC é um circuito interativo pela trajetória, tecnologias atuais e produtos da 3M. A cada parada uma tecnologia. Uma história. Uma inovação. Ao final, práticas compartilhadas. Tecnologias apresentadas. Relacionamentos estabelecidos entre os convidados e deles com a 3M. Acima de tudo importantes lições aprendidas.
O dia acabou as 19hs quando retornamos ao Starbucks. Todos foram embora para suas casas numa noite de chuva de SP com muitas reflexões. Eu decidi pegar mais um café e um sanduiche australiano. Enquanto retornava a pé para meu hotel organizei as minhas lições aprendidas sobre elementos importantes do modelo de inovação da 3M que podem servir de inspiração para outros intraempreendedores e gestores de grandes empresas.

Cultura: Envolve como a empresa cria um contexto que facilita a busca e execução de novas oportunidades por meio de liderança, incentivos, pessoas e comunicação.
• Liderança: A inovação faz parte não apenas do discurso mas também da avaliação e das metas das lideranças.
• Incentivos: Há um conjunto de incentivos de tempo, reconhecimento e carreira que sinalizam de forma evidente a importância do tema pra todos.
• Perfil de Colaboração: Desde a seleção busca-se pessoas que tenham perfil de colaboração, algo fundamental na transformação de uma ideia em inovação.
• Sucessos e Fracassos: A 3M cultua histórias de sucessos e de fracassos que viraram sucessos como o caso do post It como como meio de celebração, reconhecimento e estímulo de sua equipe.

Tecnologia: Consiste no conjunto de conhecimentos, patentes, métodos e ativos que a empresa desenvolveu que suportam enorme gama de produtos e soluções.
• Ciência: Desde quando foi fundada como uma empresa de mineração, e se transformou num conglomerado diversificado que fatura bilhões, a empresa desenvolveu uma orientação para ciência e tecnologia muito forte que permite diferentes inovações.
• Pesquisadores: Para transformar ciência em tecnologia aplicada a empresa investe aproximadamente 6% de sua receita em Pesquisa e Desenvolvimento e emprega mais de 7.000 cientistas. Dispõe de uma estrutura no Brasil bastante robusta de P&D e inovação.
• Plataformas: A 3M dispõe de mais de 40 plataformas tecnológicas distribuídas em todo o mundo. Essas plataformas são um menu de possibilidades para as unidades de negócios inovarem.
• Reaplicações: Muitas das inovações da empresa são reaplicações de tecnologias existentes em novos contextos que se transformam em inovações.
• Combinações: A empresa também gera inovações pela combinação das plataformas. Da mesma forma que busca entendimento dos consumidores para combinar suas tecnologias, a 3M busca contextos de uso para suas tecnologias.

Gestão : Aborda como a empresa direciona, mede e toma decisões para que a inovação aconteça de forma exitosa.
• Estratégia: A empresa tem um foco claro na inovação como combustível para seu crescimento e define com clareza os temas e tecnologias prioritárias.
• Métricas: As metas, como a de que 40% da receita seja oriunda de produtos lançados nos últimos 5 anos, condiciona todos os gestores a renovarem seu mix de produtos para, ao mesmo tempo, otimizar o presente e criar o futuro.
• Processos: A gestão de projetos inovadores tem diferentes processos de acordo com o nível de inovação. Envolve desde aqueles conectados ao planejamento estratégico até projetos de melhoria, fabris, de desenvolvimento de produto e de novas tecnologias; cada um adequado a sua característica.

Esse é o espírito da Innovation Experience. Aprender com quem sabe fazer e compartilhar. Não importa o formato. O local. O importante é aprender a inovar mais e melhor.
A 3M é um exemplo vivo dessa filosofia. A partir da experiência da 3M compreende-se que fomentar cultura, desenvolver tecnologias e fazer gestão são pistas para bons resultados.

Até a próxima inovação

Maximiliano Selistre Carlomagno

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s